Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

segunda-feira, junho 13, 2005

Morreu Álvaro Cunhal

Álvaro Cunhal, líder histórico do PCP, morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 91 anos de idade. Nasceu em 12 de Novembro de 1913. A notícia da morte do prestigiado dirigente comunista, uma das figuras mais marcantes da política portuguesa nas últimas décadas, foi dada, às 6 horas, num breve comunicado, pelo Comité Central do PCP.
Álvaro Cunhal, militante do PCP desde os 17 anos, começou a distinguir-se enquanto estudante de Direito, e foi secretário-geral de 1961 a 1992. Durante os anos da ditadura salazarista desenvolveu actividade intensa na reorganização do PCP e na luta contra o regime de então, e foi preso várias vezes, chegando a estar incomunicável durante oito anos seguidos.
Cunhal, homem de personalidade vincada, coerente até ao fim da vida com os ideais revolucionários que sempre o nortearam, foi também um intelectual destacado, com obra assinalável como escritor, artista plástico e pensador.
O nosso bem haja a este camarada onde quer que esteja.