Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Modernices ou um sinal dos tempos?

Caros amigos, os Marados lançam hoje aqui no blog a introdução a um dos temas que promete ainda vir a levantar grande polémica na estrutura interna do nosso país. Falamos, neste caso do TGV.
O TGV terá um impacto positivo em todo o sector em Portugal mas as construtoras são quem mais vão beneficiar com o projecto. O ministro das Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino adiantou que o investimento total no projecto de alta velocidade ferroviária vai ascender a 8,18 mil milhões. Este total inclui o investimento de 7,7 mil milhões de euros em infra-estrutura nas duas ligações prioritárias Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid, mais 480 milhões de euros de investimento em material circulante.

O projecto de alta velocidade apresentado pelo actual governo aposta na concretização de duas linhas prioritárias: uma entre Lisboa e Madrid, e outra entre a capital e o Porto. A conclusão da primeira está agora prevista para 2013, e a da segunda para 2015.

O ministro das Obras Públicas reconheceu também que no auge do volume de obra deste projecto, entre 2010 e 2012, está assegurada a criação de 100 mil empregos adicionais em Portugal, não só através do volume de empreitadas de construção civil, mas também por outras «várias formas, como com os empregos associados à própria exploração» da rede de Alta Velocidade.

Ora estaremos nós perante mais um Lobi do Betão parte II, ou perante uma verdadeira tentativa de desenvolvimento do País? O tempo o dirá. Mas que ninguém duvide que este é um projecto estratégico e ousado para o país, mas a questão que se levanta é a de ser este o timming ideal para o fazer dada a caótica situação financeira vivida no país actualmente. A rever....

4 Comments:

Blogger SLBRED4EVER said...

Concordo em absoluto ctgo zebedolas..De facto é ponto assente que tal investimento vai trazer enormes beneficios ao nosso cantinho, no entanto, tb m parece que neste momento não estão (alguma vez estarão??!)reunidas todas as condições para se poderem gastar 8,18 mil milhões "dele" num novo "brinquedo" do afamado plano tecnológico do sr.º eng.º Socrático...
Enfim...parafraseio-te: A REVER

12/14/2005 2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há que ver as coisas pela positiva...

Quando pararem de fingir que isto já bateu mesmo no fundo, podemos sempre fugir daqui para fora mais depressa.

12/14/2005 4:18 da tarde  
Blogger Red Label said...

Não me parece tão escandaloso quanto a Ota, mas há que ter cuidado... Muitos patos bravos e corruptos vão estar atentos às hipóteses de derrapagem dos orçamentos, sobretudo pelos valores envolvidos que são um claro convite à "oportunidade"!

12/14/2005 4:30 da tarde  
Blogger ROBALO said...

Meus amigos, aqui não se trata propriamente de ser velho do restelo, mas sim de definir prioridades. É evidente que tanto o TGV como a OTA são bons investimentos, mas se olharmos aos países que já possuem, ou estão em vias de possuir, neste caso o TGV, reparamos que possuem boas condições de saúde, taxas de desemprego reduzidas, niveis salariais mais elevados, entre outras coisas. Não seria positivo resolver primeiro estes assuntos "pendentes".

Cumprimentos

12/14/2005 5:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home