Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Triagem Sonora 2005

Findo o ano de 2005, cumpre assinalar e relembrar algo de bom que tenha sido feito no âmbito musical na tasca que é Portugal.
Sendo que os marados são apreciadores de boa música (embora alguns com estilos diferentes) não podíamos deixar de registar o facto de nos 30 álbuns mais vendidos de 2005 se encontrem 16 lusos e/ou de produção exclusiva nacional, dos quais destacamos: Mariza, Rui Veloso, Da Weasel ou The Gift.
Temos então em 1.º lugar (e por aqui se vê a realidade cultural do nosso país...) os “D’zrt”, essa boys-band (ou direi boyzinhos?) que através da sua participação numa novela conseguiu invadir de felicidade milhares e milhares de crianças (e não só... alguns dos visitantes dos marados são apreciadores do estilo musical, chegando a conseguir cantarolar de “traz p´ra frente” o êxito “para mim tanto me faz...”) por este país fora. Em 2.º lugar o “renascimento” de António Variações através dos “Humanos”, sem duvida, uma amostra do bom som que se fez em português no ano transacto. No último lugar do pódio encontramos uma bela oferta (cheguei a fazê-lo em tempos a um camarada amigo) para crianças que dá pelo nome de “Escolinha de Música”. Temos então que mais de 50% do que mais se vendeu é nacional, dando bons indícios que a aposta no produto nacional se pode revelar positiva. Mas atenção: nem tudo é bom...exemplo? Vejamos quanto tempo o fenómeno atrás retratado (recuso-me a repetir o nome) se aguentará no ar...Por falar em aguentar no tempo não podemos esquecer os gigantes Xutos&Pontapés que assinalaram os seus 30 anos com 3 concertos no Coliseu dos Recreios completamente esgotados, fazendo lembrar os avós Rolling Stones que este ano voltam a Portugal.

No entanto, nem tudo é positivo no que à música toca (perdoem-me o silogismo)... Quando está novamente na ordem do dia a tão famosa “quota“ de 25% de musica nacional nas rádios (alguma vez será viável? O ano passado atingiu os singelos 14,2%), o que se verifica é que estas continuam a dar primazia a artistas internacionais, por vezes dúbios e muitas passageiros, provando que ainda estamos muito atrasados no que se faz pelo mundo fora nesta área.

Enfim, não foi um ano mau e não sendo possível falar de tudo e agradar a todos neste tema, esperemos que este que já corre nos traga mais e boas novidades.

4 Comments:

Blogger Red Label said...

Não te estarias por acaso a referir a um visitante da Tasca adepto do Porto quando falavas do trauteador de D´zert???
(lol)

1/13/2006 6:43 da tarde  
Blogger SLBRED4EVER said...

Ups...Já o disseste meu caro..!!

1/13/2006 11:36 da tarde  
Blogger ROBALO said...

Atenção às criticas. Acho que o individuo visado neste comentário já é demasiado massacrado... mas tb...
PORRA, adepto dos MORCÕES e ouve música dessa.. o gajo merece...

1/15/2006 5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

2/07/2007 3:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home