Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Liberdade de Expressão

Porque a liberdade de expressão é um direito fundamental de civilização.
Seja Maomé ou Maria, Jesus Cristo ou a Santíssima Trindade, temos o direito de caricaturar… Porque só assim se vence a intolerância!
Sejam quais forem os motivos do caricaturista de Maomé ou do criador que desnuda os peitos a Maria, o seu bom ou mau gosto é resultado da sua liberdade de criar e expressar. Esse é o grande trunfo que temos sobre todos os poderes e mordaças que nos tentam impor.
A virtude de sermos livres de exprimir não se coaduna com medos nem fervores de qualquer espécie, desde que não coloquem em causa direitos individuais inalienáveis. Por isso, renego tanto os crentes em Alá que vociferam contra o Infiel que defende o direito de caricaturar como os católicos que nos anos 80 destruíram a sala da Cinemateca de Lisboa porque ali passava o dito "blasfémo" «Je Vous Salue Marie» de Godard. Porém, a atitude de vários jornais ocidentais em continuar a «provocação» deixa de fazer sentido porque a «expressão livre» se tornou gratuita e meramente jocosa, servindo apenas para atear o crescendo de violência nos protestos dos devotos no Islão. Sem necessidades, e porque este tema não é mais que um fait divers que ganhou proporções planetárias.
Pela liberdade de expressão, ontem, hoje e sempre!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas tardes Marados!!

É muito bonito o ser humano usar a sua liberdade por completo!
Mas axo k ser livre não é fazer o k se apetece..."a minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro"...Claro k na arte o conceito não pode ser o mesmo...
Com esta palha toda não kero dizer k aprovo a reacção mulçumana, mas axo k ficava bem um pedido de desculpas por parte dos autores..."se eu ofendo um individuo por ter transbordado a liberdade dele cabe-me a mim pedir desculpa pelo sucedido".....eles ofenderam milhões de pessoas e independentemente das crenças e das suas acções essas pessoas tem sentimentos....Lembrem-se de voces marados kando ofendem o vosso clube ou criticam o vosso blog....

Só um reparo, é impossivel fazer a caricatura da santissima trindade por completo(Pai,filho e espirito Santo).

2/06/2006 5:49 da tarde  
Blogger Red Label said...

Caro amigo,
A expressão de opiniões tem o dever de gerar polémicas e discórdias. É lamentável pensar que existem áreas vedadas à criação, ao humor ou à crítica. Temos que tolerar-nos uns aos outros e aprender a viver com isso.
Temos o direito de nos indignar e de responder, mas nas devidas proporções. Compete-nos aprender a viver com isso, e por sinal, a Igreja católica já o fez em múltiplas ocasiões, como o caso da imagem à direita, publicada na Bélgica com o apoio do Ministério da Cultura. A revolta dos crentes islamitas é sintomática de uma intolerância cega para com o mundo da comunicação globalizada. A ofensa não pode ser vingada nas ruas ou sob a forma da violência. Deve, isso sim, ser esgrimida nos meios próprios. E eu, confesso, não acho de bom tom estas gravuras de cariz xenófobo e desrespeitoso, mas quem as fez tem direito a exprimir-se.
Quanto às críticas ao blog e ao clube... Fait divers! Afinal, para que serve um blog aberto a todos como este?

2/06/2006 6:45 da tarde  
Blogger antónio paiva said...

.....como em tudo na vida, a tentativa de conquista de respeito pela via do terror, nunca dará frutos, a opressão seja em que canto do mundo acaba por mais cedo ou mais tarde ser vencida, veja-se o exemplo de Timor um pequeno país, resistiu lutou e venceu um grande opressor, a Indonésia, por coincidência um país maioritáriamente Islamita, o pior que que podemos fazer é acobardar-nos.....
Cumprimentos.

2/07/2006 5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ideia é a seguinte: para quê brincar ou fazer humor com as coisas que não são sérias? Se elas não são sérias já não precisam que se faça humor ou, pura e simplesmente, se goze com elas. Portanto, só com as coisas sérias é que podemos gozar, brincar e criar humor. Ao serem sérias e ao fazermos humor sobre elas estamos a torná-las mais humanas e suportáveis. Não sou da táctica do Respeitinho.

Se me aparecesse Jesus Cristo caricaturado de pedófilo, a minha inteligência era superior, para perceber que o autor da caticatura é livre e que isso nunca poderia influenciar a minha crença.

Liberdade de Expressão é uma conquista, não a tramem!!

Um abraço e keep the good work

André Trindade (vim ao blog recomendado pelo Edgar)

2/07/2006 11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro marado André,
Agradecemos a tua participação na Tasca. Comenta, debate e sugere!
Abraço

2/08/2006 5:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home