Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

quinta-feira, maio 19, 2005

O Bom Trabalho

Caros amigos e frequentadores da Tasca,

Confesso que não fiquei nem triste nem contente com o desfecho da final da Taça UEFA (ao fim e ao cabo até gosto de alguns amigos e amigas do clube de Alvalade). É certo, como diz um amigo da Tasca, que devemos desejar aos outros o que eles nos desejam a nós, e penso que seria de mau tom não o assumir taxativamente.
Aqui publico hoje, um pequeno texto que acabo de remeter ao sr. Luís Sobral do Mais Futebol e da TVI, mas que se aplica a essa nova espécie de opinion makers do futebol. Ao seu anti-benfiquismo (e diplomaticamente), assim respondo:
«Afinal, a grande equipa não é assim tão grande e o melhor futebol de Portugal não é assim tão bom!
Num espaço de poucas semanas, as opiniões quase unânimes dos comentadores e jornalistas desportivos em torno das virtudes da equipa de Peseiro, aliados a uns quantos bons resultados desportivos, colocaram a mediana equipa do Sporting (com rasgos de génio de algumas das suas peças aqui e ali, reconheça-se!) nos píncaros da lua. Por todo o lado se tentou fazer de Peseiro uma espécie de novo Mourinho e da equipa do Sporting uma reedição do Porto das duas últimas épocas. Tanto que, depois de estar em igualdade pontual na luta pelo título, a ida à Luz parecia uma anunciada festa de consagração.
Porém, ao cair do pano, e depois de mostrar que o bom não era assim tão bom e que os passeios ao ar livre podem ser interrompidos por uma forte chuvada, a equipa de Peseiro perdia o título.
Ontem, os jogadores talvez tenham acusado a grande molha de sábado passado... E como por ali não há Mourinhos (nem pitada de Trapattoni) nem pinga de Porto das duas últimas épocas, a chuva voltou a cair quando se anunciava de novo um belo passeio ao sol.
«Afinal, não somos assim tão bons e os comentadores enganaram-nos», terão pensado os adeptos do Sporting...
Em suma, o Benfica só é líder por obra e graça da arbitragem e o CSKA só levou a Taça UEFA porque faltou a sorte ao melhor futebol de Portugal! Está encontrada a melhor maneira dos opinion makers do futebol não perderem totalmente a cara.
Deixem-se de trafulhice e reconheçam o mérito a quem o tem. Pela boca morre o peixe. Para o Benfica ser campeão, não podiam ter feito melhor trabalho... o problema foi convencerem o mediano do bom, e assim destruírem a hipótese de trazer outra Taça UEFA para Portugal.
PS - Domingo, a equipa que anda ao colo de toda a gente sem voz será, contra tudo e todos, campeã. E fará história, por mais que doa. Tudo porque o futebol, como tudo na vida, também é sorte e azar, espectáculo e eficácia, cérebro e coração. E, afinal, ainda não são os comentadores que jogam o jogo!»
Cheers... esta cervejola está mesmo fresquinha!
Já agora, e face à internacionalização mediática do blog dos Marados, não esqueçam de ler, aqui abaixo, a crónica do isento Camarada Marado Boris Yevganovich Zebedeuvsky (Correspondente dos Marados na UEFA). Imperdível!