Bem vindo aos MARADOS DA TASCA, templo de escárnio e mal dizer, vícios e mulheres, alcool e derivados e, imperterivelmente, culto ao maior clube do mundo

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Bateu Leve, Levemente

Foi um fim-de-semana atípico, este em que a neve caiu sobre Lisboa e para além do Tejo. Quem poderia imaginar ver o sul do País coberto por um manto branco? Quem se recordava ainda de ver flocos de neve tombarem sobre as ruas de Lisboa? – 52 anos, segundo consta nos registos… Podia ter sido um momento divertido, não estivéssemos nós sobre o efeito da má aura dos acidentes de percurso nestes dois últimos fins-de-semana.
Se no que antecedeu se confirmou um Cavaco na Presidência por uma unha negra, neste último tinha de suceder um daqueles momentos desagradáveis que ocorrem de quando (muito) invés: o clube do Bairro de Alvalade foi à nossa Catedral estragar um repasto anunciado e que se pretendia delicioso.
Como se estivessem vidrados pelo frio, ou já pela neve que se preparava para cair, os jogadores do Benfica prestaram aos sócios e adeptos do clube uma exibição mais gélida que o clima nocturno. Nada funcionou e, tal floco de neve, aquele antigo repositor de supermercado sub-alimentado que tem a paixão dos golos ao Benfica foi leve, levemente, causando estragos na nossa (normalmente) sólida defensiva.
Nada demais, claro está. Apesar de nos sentirmos ainda gelados por dentro, o amigo Co "Tripeiro" deu uma ajuda no domingo, alimentando ainda mais a ilusão do Paulo Bento de que o Sporting, depois de vencer o Campeão Nacional, pode ainda ser campeão consigo ao leme. Quanto a nós, benfiquistas, tudo em aberto rumo ao bi. A má aura do nevão anunciado não nos pode gelar a alma, só despertar ainda mais a vontade de continuar a jornada, para sermos campeões nacionais e seguirmos confiantes na Champions League, rumo à final em Paris.
Liguem os aquecedores, esqueçam os acasos acidentais do destino! Meus caros, a sorte muda e, quiçá, terá sido a neve que caiu um presságio de boa aura para todos nós… Irreversível, só mesmo o Cavaco em Belém (porque nós só queremos o Benfica Campeão, com ou sem neve!).

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Casa-Mãe Quase Pronta

Esta breve notícia não podia ser deixado ao acaso, é altura de vermos o iniciar da útlima fase do verdadeiro NINHO DAS ÁGUIAS do nosso GLORIOSO.
Após a conclusão desta obra vai ser possível dar e criar condições aos nossos atletas para que cresçam, se formem homens e jogadores, evoluam, e acima de tudo, honrem o emblema centenário que representam. Para os que não partilham desta imensidão de sensações, fervor clubístico e emoções ao rubro, que é ser do GLORIOSO, resta acrescentar que o referido Centro Estágio se situa no Seixal a um mergulho (aqui era impossível renegar à Pátria-Mãe!) do saudoso BARREIRO...!!
P.S. - Resta dizer que amanhã se prepara um repasto de leões bem cozinhado no INFERNO DA LUZ.

Katrin - A Peso Pluma

Caros marados,
Apesar do título sugestivo nos levar a pensar numa qualquer luta de boxe entre corpos semelhantes, o motivo que vos trago nem por nada está relacionado com tal...
Falo-vos então de bilhas... aquelas que na nossa juventude (pelo menos na minha!) nos carregavam as costas à custa de algumas pastilhas ou rebuçados na tasca mais próxima.
Era de facto um “castigo” bem pago naquela adolescência, afinal de contas aqueles carrinhos de rolamentos à antiga ajudavam-nos nessa tarefa...! O que vos trago hoje é a nova bilha que me foi entregue um dia destes (ainda não aderi ao “gás urbano”) no meu habitáculo.
Foi-me entregue pela polaca Katrin, esta nossa amiga, que pelo peso da novel garrafa, não lhe terá custado nada subir ao meu 2.º andar...

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Um «Marado» de Hollywood

Chris Penn não era só um dos irmãos mais novos de Sean Penn. Chris era um dos últimos genuínos «marados» de Hollywood, actor de culto do cinema independente norte-amercicano e interprete de filmes incontornáveis como «Reservoir Dogs» de Quentin Tarantino ou «Short Cuts» de Robert Altman. Morreu no passado dia 24, aos 40 anos no seu apartamento em Santa Mónica, Los Angeles, em circunstâncias ainda não publicitadas pelas autoridades.
Hoje, prestamos homenagem ao actor e sugere-se que procurem no vosso videoclube ou entre as garrafas lá de casa o filme de Tarantino para rever o Nice Guy Eddie em acção. Vale mesmo a pena!

Momentos de Lucidez III

Depois de algum tempo sem termos feito referência a esta nossa rubrica eis que o presente e mais que provável futuro presidente do clube de bairro lumiarense nos brinda com sábias e elogiosas palavras:
«Não podemos ter medo de enfrentar a verdade e, num contexto de rácios, o BENFICA é efectivamente maior do que o Sporting: tem mais adeptos e mais sócios, tem mais títulos conquistados, venceu mais competições europeias. Os sportinguistas não devem negar as evidências, até porque quando queremos ser os primeiros temos de seguir dois princípios: não mentir e ter a referência a abater»
Nós não tínhamos dúvidas, afinal de contas os titulos traduzem esta verdade "lapalissada", mas que é bonito ouvir isto de um lagarto, é inquestionável...!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

A «Caseira» Que Se Tornou o Melhor Rabo do Mundo

A internet revolucionou definitivamente o nosso mundo. Para lá de proporcionar que todo e qualquer tipo de verborreia – que, há tempos atrás, cada um de nós guardava em gavetas bafientas – seja disparada para o mundo (o fenómeno blogosfera é o mais exacto dos exemplos), a internet permitiu que todos se possam expressar conforme entendem, e na maior parte das vezes, sem filtros de qualquer espécie.
A exemplo, o exibicionismo, tido pela psicologia como “tendência patológica de mostrar os órgãos genitais”, está mesmo na moda, e a crer nas definições científicas “a tendência patológica” expande-se a olhos vistos na internet. Basta estar atento ao infinito número de mails que circulam pelas caixas postais com o título «caseirada» para perceber a dimensão da revolução na actuação dos exibicionistas. Desde as fotos mais ousadas das namoradas ao registo dos lapsus carnis, vale tudo nesta privacidade partilhada com o mundo. Resta agora saber se esse exibicionismo é legítimo, ou se é uma usurpação do direito à privacidade, mas o certo é que o mundo do digital agregado à linha telefónica ou ao cabo deixam muito pouco espaço para os domínios do privado, e são também um rentável mercado. Não me cabendo aqui fazer valorações de ordem moral, resta destacar o que a prática do exibicionismo pode fazer de positivo por alguém. Ainda mais se esse alguém se destaca entre as demais.
Ao contrário de Carla Matadinho (que diz ter sofrido o ultraje pelas célebres fotos de adolescência) ou dos velhinhos vídeos caseiros do Taveira (que fizeram corar os/as intervenientes nesse Portugal pré-net dos anos 80), uma jovem estudante universitária argentina viu-se catapultada para a fama devido a imagens que a própria terá registado de si mesma através de uma webcam.
Keyra Agustina (não é o seu nome verdadeiro; a rapariga chama-se Julieta Machado) tornou-se, em pouco tempo, um fenómeno planetário apenas pelas formas (no mínimo) perfeitas do seu traseiro. O sucesso foi tal que, até no programa de Howard Stern se declarou Agustina como a detentora do melhor rabo do mundo (apenas baseando-se nas imagens que circulavam na net). Sabe-se que, a princípio, a jovem resistiu pousar para revistas e a aparecer em programas de televisão (uma televisão espanhola ofereceu-lhe mesmo 20 mil euros para aparecer num programa), rejeitando todas as ofertas e declarando que «por más dinero que me paguen, no voy a salir en la tele hasta que termine la facu». Foi uma questão de tempo até convencerem Agustina, Keyra ou Julieta. A fama e o dinheiro sopraram-lhe ao ouvido e consta que não terá resistido à proposta da Maxim argentina. A estonteante Agustina tornou-se assim um caso em que o exibicionismo on-line compensou, passando de uma mera «caseira» de e-mail a estrela mundial! Daí que, e apesar de tudo, nem sempre o privado tornado público se torne indiscreto e lesivo. Depende, claro está, da argumentação usada.
Cliquem para ver as fotos «caseiras» de Keyra //
As fotos aqui publicadas fazem parte do famoso registo em webcam, excepto a última,
parte do ensaio para a Maxim //
Cliquem no título do post para ver video de Keyra Agustina

segunda-feira, janeiro 23, 2006

4 Notas Sobre as Presidenciais

1) Hoje é dia de reflexão. Dia de reflectirmos sobre o que o fizemos ontem. Mas agora, só nos resta aguentar mais cinco ou dez anos de Cavaco. Era esperado, mas até se tornar realidade vamos mantendo a esperança de que as pessoas estejam devidamente despertas e cientes dos seus actos. Enfim, eis o primeiro dia do resto do «cavaquismo».
2) Três milhões de eleitores não votaram – mais do que aqueles que votaram Cavaco (cerca de 2 milhões e setecentos). Para o próximo acto eleitoral espero também não votar. É sinal que venci o Euromilhões e parti para o exílio. Dourado, com certeza, e longe daquilo que a CNN definiu como «o país mais pobre da Europa Ocidental», ontem mesmo ao anunciar os resultados eleitorais. Não me julguem capaz de renegar a Pátria. Nunca! Mas prefiriria respirar outros ares durante os próximos tempos.
3) Se se cumprir a tradicional renovação de mandato ao fim da primeira magistratura, Cavaco Silva será alto responsável político da nação durante metade da vigência da democracia portuguesa (dez anos como primeiro ministro, dez anos como presidente). Será que em 2016 ainda seremos o «país mais pobre da Europa Ocidental»?
4) Ontem, ainda no calor dos resultados, enviou-me um amigo uma quadra de António Aleixo, que aqui transcrevo: «Vós que do alto império/ Prometeis um mundo novo/ Calai-vos que pode o povo/ Querer um mundo novo a sério». É a esperança. Sempre a esperança de derrotar o triste fado!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

A importância de NÃO VOTAR CAVACO

Caros Marados e amigos da tasca,

Na maior parte das vezes, pelo blog «Marados da Tasca», só se brinca. Porém, e não querendo de modo algum significar com este post uma inversão nos valores que norteiam este blog, falamos hoje de coisas muito sérias, por isso espero que leiam este texto até ao fim.
Daqui a pouco menos de 48 horas abrem as urnas onde milhões de eleitores depositarão o seu voto, de modo a eleger o futuro Presidente da República Portuguesa. Votar, dirão alguns, começa a ser uma prática desacreditada, típica de um regime democrático em profunda crise. Não obstante estas correntes abstencionistas ganharem relevância, o voto continua a ser a única arma da democracia que nos torna iguais entre iguais (Rico ou pobre: um homem, um voto). Por isso mesmo, votar é um imperativo categórico, sobretudo agora. E a melhor forma de protestar, é mesmo votar. Mas, há que votar bem para fazer ouvir a voz do nosso protesto.
Votar bem é protestar contra a manipulação de opinião pública empreendida pelos apoiantes de Cavaco Silva.
Votar bem é protestar contra as linhas editoriais dos media, que julgam puder ter criado um novo tipo de sebastianismo a que chamaram Cavaco Silva.
Votar bem é protestar contra um homem que não lê jornais, crê nunca ter dúvidas e raramente se enganar.
Votar bem é protestar contra o branqueamento da história dos dez anos de governação cavaquista.
Votar bem é protestar contra aquele que apelidou uma geração que ele pôs à rasca (à data e daí em diante) de «geração rasca» (se tens hoje entre 30 e 35 anos não podes ter esquecido essa manifestação profunda do que foi e do que nos legou o cavaquismo).
Votar bem é protestar tal como se protestou em 1996, quando se derrotou Cavaco Silva, porque ninguém no seu perfeito juízo conseguia tolerar mais «cavaquismo».
Votar bem é protestar contra o principal responsável pela brutal carga policial sobre os manifestantes da Ponte 25 de Abril, quando a desmobilização estava já garantida.
Votar bem é protestar contra aquele que criou as condições para uma autentica batalha campal entre polícias em pleno Terreiro do Paço (lembram-se dos «secos e molhados»?).
Votar bem é protestar contra quem permitiu que uma ministra da educação fizesse, de uma geração de alunos, cobaias numa reforma de ensino descabida e proferisse com convicção salazarenta que «nem todos podem ser doutores» (a ministra chamava-se Manuela Ferreira Leite e tinha, à data, dois filhos a estudar em universidades públicas).
Votar bem é protestar contra aquele que se pensa um arauto da economia e das finanças e liderou três governos, num total de 10 anos, com 5 ministros das finanças, numa média de um em cada dois anos (um deles, Miguel Cadilhe, comparou Cavaco a um eucalipto «que seca tudo à sua volta»; porque será?).
Em suma, votar bem é protestar. Protestar é NÃO VOTAR CAVACO, porque estas são apenas uma dezena de boas razões para a responsabilidade acrescida que cabe a cada um de nós assumir no próximo domingo, dia 22 de Janeiro, ao votar. Lembrem-se, como escreveu Eric Weil, que «os homens livres que se esquivam às responsabilidades que a liberdade implica não poderão jamais ser felizes nem continuar livres». Por isso, façam do voto um acto de protesto, livre e responsável, porque NÃO VOTAR CAVACO não significa forçosamente votar em Soares. Significa, isso sim, perceber que o País só poderá evoluir arrumando os bolores do passado no seu devido sítio. E Cavaco é um desses bolores, não obstante tudo o que nos querem fazer crer.
Faço votos para que votem bem e levem o vosso voto de protesto a uma segunda volta.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Sabedoria Popular

-Em Janeiro sobe ao outeiro. Se vires verdejar, põe-te a cantar; se vires o Cavaco manda-o lixar.
-Quem vai ao mar avia-se em terra. Quem vota Cavaco, mais cedo se enterra.
-Cavaco a rir em Janeiro, é sinal de pouco dinheiro.
-Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão. Parvo que vota em Cavaco, tem cinco anos de aflição.
-Gaivotas em terra ... tempestade no mar. Cavaco em Belém... povinho a penar.
-Há mar e mar, há ir e voltar. Só vota Cavaco quem se quer afogar.
-Março, marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão. Cavaco, Cavacão, um dia de Inverno e cinco anos de inferno.
-Peixe não puxa carroça. Votar em Cavaco, asneira grossa.
-Amigo disfarçado, inimigo dobrado. Cavaco empossado, povinho "entalado"
-A fome é o melhor cozinheiro. O Cavaco é o melhor coveiro.
-Boda molhada, boda abençoada; Cavaco eleito, pesadelo perfeito.
-Casa roubada, trancas na porta; Cavaco Presidente, Portugal indigente.
-Não há regra sem excepção, nem Cavaco sem confusão.
-De Espanha nem bom vento nem bom casamento. De Boliqueime vem um grande chato que é mau candidato.
-Um burro "carregando" livros é um doutor. Um eleitor "carregando" o Cavaco é um horror!.
-Com Cavacos e bolos se enganam os tolos.
-Antes só que mal acompanhado. Antes levar com um taco do que votar no Cavaco!!!
E já agora, com inspiração no manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros:"Se o Cavaco diz que quer ajudar Portugal, então eu quero ir para Espanha!!!"

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Dias de Luz... dias de festa

“Está um céu azul, com sol radioso, um belo dia. O puto, com um grande sorriso, segue apressadamente o seu Pai e as suas irmãs em direcção ao estádio. É dia de jogo...é dia de festa.
-Olha as queijadinhas de sintra !!!-Gritam uns, enquanto outros vendem bandeiras de todas as cores dos maiores clubes. O Pai, resolve presentea-los com uma bela bandeira vermelha com o emblema do glorioso clube. O ambiente dentro do estádio é espectacular, cheio de cor e movimento. As equipas entram ao som do hino do clube da casa, o puto fascinado pensa no quanto é lindo ver tudo aquilo ao vivo, aquelas camisolas vermelhas e os calções brancos, têm uma cor muito mais viva do que na TV.
Felizmente que a vitória dá em goleada, sempre dá para rodar a bandeira pelos três, ansiosos por abana-la a cada golo, o Pai deles sorri...é dia de festa”.
Esta é uma história igual a tantas outras, que nos últimos anos tem vindo a desaparecer especialmente nos grandes clubes, aquela romaria à tarde em direcção ao estádio, a grande festa do futebol presenciada por muitas famílias. Hoje fala mais alto os milhões de lucro nas transmissões do desporto rei. É pena, mesmo parecendo um pouco nostálgico este post, não deixo de achar que “antigamente é que era”, pois assim os estádios estavam muito mais cheios.
Prova disso, foram os últimos jogos na Luz, em especial contra o Paços de Ferreira, em que estavam cerca de 53.000 pessoas. Razões ? não é só o grande momento do Glorioso, mas também de os jogos estarem agendados para as 18.30. Eu vi nestes últimos jogos...São dias de festa em família, em que os miúdos jamais se irão esquecer...Nós nunca mais nos esquecemos de dias assim.

Uefa Futsal Cup - Calendário 2ª Fase

A UEFA já definiu o horário dos jogos da segunda fase de qualificação da UEFA FUTSAL CUP.
A nossa equipa estreia-se na prova, no jogo inaugural, frente à equipa Kairat Almaty que viaja do Kazakistão, no domingo, dia 29 de Janeiro as 16:00.
Amigos, agora é esperar pelo fim do mês e tentar carimbar o passaporte para a final four. Aqui fica o calendário completo da 2ª Fase. Saudações.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Grandes Bubas XVIII

Para Co Adriaanse:

Declarações do Mister tripeiro depois de ter perdido na Reboleira e ter assim relançado (agora só dependemos de nós) o CAMPEÃO NACIONAL na revalidação do titulo.
Quando interpelado pelo jornalista da TVI sobre a paupérrima exibição dos seus pupilos, saiu-se com esta verdadeira pérola:

" Mau resultado? porquê? mau seria se tivéssemos perdido por 5...!"

Sendo assim regozijamo-nos por tal facto...Ficámos ainda a saber que o Nacional pode ir novamente ao Dragão vencer por 4-0 que isso não será mau demais... Mau demais é só a partir dos cinco! LOL

sábado, janeiro 14, 2006

Aquele €uromilhões (ou o próximo!)

Verifico, numa fugaz consulta pelos meandros da internet, que o grande prémio acumulado do Euromilhões da passada semana não virá a ser creditado na conta de ninguém. Se a memória não me atraiçoa, estavam em jogo qualquer coisa como 123 milhões de euros, algo que, transposto à nossa antiga e saudosa moeda, representaria cerca de 25 milhões de contos. Ou seja, rico aqui, ali ou em qualquer outra parte do mundo.
Confesso que não era um dos milhões de portugueses que se habilitava ao grande bolo (ou melhor, à pastelaria inteira), uma vez que as minhas movimentações nesta área são feitas em equipa. Mesmo assim, o meu quinhão rondaria a magnífica quantia de 3 milhões e meio de contos, maquia suficiente para fazer de mim um “afortunado excêntrico”, conforme vendem na publicidade.
Por acaso, no sono dos justos, a tentação do dinheiro invadiu o meu inconsciente e polvilhou os meus sonhos. E nesses sonhos, eu tornava-me euromilhionário e empreendia uns bons tostões a transportar os «marados da tasca» para os escaparates dos quiosques e papelarias, naquela que seria a publicação para homens mais inovadora da história da imprensa desde que o Hugh Heffner criou a Playboy, mesmo que em português de Portugal. Excentricidades, já se vê!
E como um Marado é um bom camarada, os outros marados não se veriam descurados do panorama excêntrico da loucura do grande prémio. A sua participação activa nos «Marados da Tasca», versão impressa, estaria garantida, mas outros presentes os compensariam.
Ao Zebedeu, destinar-se-ia a missão de apoio perpétuo ao nosso Glorioso SLB com um magnífico camarote no Estádio da Luz – o melhor de todos – devidamente apetrechado com os melhores produtos embriagantes que se fazem por esse mundo fora. Claro que, à sua disposição, estaria na Catedral tudo o que este ilustre Marado desejasse, desde os serviços mais personalizados aos melhores alimentos. Um jogo do Glorioso assim o exige!
Ao camarada SLB4Ever não faltaria com certeza a hipótese de renovar perpetuamente o seu cativo na Catedral, mas, a expensas do seu camarada milhionário, esse distinto benfiquista passaria a conduzir-se no célebre Audi do Santana (aquele que será colocado em hasta pública muito em breve). Como este camarada não possui carta de condução, e o veículo pela sua imponência o exige, não dispensaríamos os serviços de um motorista especializado em roteiros nocturnos de classe e bom gosto.
O nosso “cavaquista” de serviço, o ilustre Homem do Leme, necessitado que está de espairecer e clarear ideias, seria encaminhado para o Brasil numa espinhosa missão de alto risco ao serviço da revista «Marados da Tasca». Secretariado pela nossa Miss Playboy Liliana Queiroz, caberia ao Homem do Leme seleccionar rostos (e corpos) para as capas e páginas centrais dos primeiros números da nossa publicação (o mercado brasileiro é mais receptivo como sabem). Claro que não iríamos descurar, nessa viagem, a possibilidade de colocar o nosso Marado de serviço em contacto com belezas locais já devidamente enaltecidas neste blog. Negociados estariam, na certa, uma entrevista informal q.b. com a Deborah Secco e um passeio romântico em Ipanema com a belíssima Marisol Ribeiro. Exclusivos da publicação marada para o público português!
Para finalizar, e não querendo alongar-me em revelações mais precisas sobre a edição impressa dos «Marados da Tasca», revelo desde já que os 125 milhões de euros em jogo na próxima semana serão para mim, e que, após cimentar o público da revista, recuperar o culto da tasca lusitana e destornar de vez esses pasquins para metrossexuais (refiro-me às Maxmen e companhia), a capa e páginas centrais da nossa revista marada será ocupada pela Joana Amaral Dias (na foto), que revelará aos portugueses tudo aquilo (sem tabus nem preconceitos) que a levou a trocar o Louçã pelo Mário Soares nas eleições presidenciais de 2006.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Triagem Sonora 2005

Findo o ano de 2005, cumpre assinalar e relembrar algo de bom que tenha sido feito no âmbito musical na tasca que é Portugal.
Sendo que os marados são apreciadores de boa música (embora alguns com estilos diferentes) não podíamos deixar de registar o facto de nos 30 álbuns mais vendidos de 2005 se encontrem 16 lusos e/ou de produção exclusiva nacional, dos quais destacamos: Mariza, Rui Veloso, Da Weasel ou The Gift.
Temos então em 1.º lugar (e por aqui se vê a realidade cultural do nosso país...) os “D’zrt”, essa boys-band (ou direi boyzinhos?) que através da sua participação numa novela conseguiu invadir de felicidade milhares e milhares de crianças (e não só... alguns dos visitantes dos marados são apreciadores do estilo musical, chegando a conseguir cantarolar de “traz p´ra frente” o êxito “para mim tanto me faz...”) por este país fora. Em 2.º lugar o “renascimento” de António Variações através dos “Humanos”, sem duvida, uma amostra do bom som que se fez em português no ano transacto. No último lugar do pódio encontramos uma bela oferta (cheguei a fazê-lo em tempos a um camarada amigo) para crianças que dá pelo nome de “Escolinha de Música”. Temos então que mais de 50% do que mais se vendeu é nacional, dando bons indícios que a aposta no produto nacional se pode revelar positiva. Mas atenção: nem tudo é bom...exemplo? Vejamos quanto tempo o fenómeno atrás retratado (recuso-me a repetir o nome) se aguentará no ar...Por falar em aguentar no tempo não podemos esquecer os gigantes Xutos&Pontapés que assinalaram os seus 30 anos com 3 concertos no Coliseu dos Recreios completamente esgotados, fazendo lembrar os avós Rolling Stones que este ano voltam a Portugal.

No entanto, nem tudo é positivo no que à música toca (perdoem-me o silogismo)... Quando está novamente na ordem do dia a tão famosa “quota“ de 25% de musica nacional nas rádios (alguma vez será viável? O ano passado atingiu os singelos 14,2%), o que se verifica é que estas continuam a dar primazia a artistas internacionais, por vezes dúbios e muitas passageiros, provando que ainda estamos muito atrasados no que se faz pelo mundo fora nesta área.

Enfim, não foi um ano mau e não sendo possível falar de tudo e agradar a todos neste tema, esperemos que este que já corre nos traga mais e boas novidades.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Ponto de situação

Caros (as) amigos (as), a noite já vai longa e como isto de ser pai não é propriamente um mar de rosas, resolvi percorrer os orgãos de informação para me inteirar das novidades do país. Claro está que não poderia deixar passar em branco a consulta dum orgão de informação fidedigno e isento como é o blog dos Marados. Assim sendo, foi com enorme pesar que constatei que a campanha de esclarecimento dos Marados levada a cabo para elucidar os blogo-eleitores não está a surtir o efeito desejado. Mas afinal o que se passa? Será um caso de hipnose colectiva tipo IURD? Mas o que é que as pessoas vêem no Candidato pré-eleito Presidente da República Sr. Anibal? Sinceramente não compreendo. Será que não conhecem os restantes candidatos? Bem, de qualquer forma aqui fica a descrição dos mesmos para que todos os interessados fiquem a par dos rostos dos mesmos e não corram o risco de no dia 22 de Janeiro, confundir uma cara com um nome imposto por alguém que move uma campanha monstruosa, arquitectada por sabe-se lá quem, no sentido de promover certas e determinadas pessoas : -) na corrida a Belém. Meus amigos, basta de hipocrisias e falsas demagogias. A realidade está bem à vista. Só não vê quem não quer. Será assim tão dificil compreender? Tenham um pouco mais de consciência politica e não vão atrás de falsas ilusões. Votar só por votar não conduz a lado nenhum. Abram os olhos se querem sair deste buraco. Se a manipulação... ops, perdão, as eleições, correrem como está há muito planeado, veremos o resultado de tal acção. Posto isto, iremos assistir a um agudizar da instabilidade politica que irá conduzir a uma dissolução da assembleia e por consequência à convocação de novas eleições (existem coisas que ficaram atravessadas nas gargantas de alguém). É a manipulação freguês, é a manipulação...

terça-feira, janeiro 10, 2006

Podem dormir descansados

Parece que está um pouco na moda, dizer mal de Cavaco Silva, acho que esta campanha ia ser um vazio muito grande de ideias se ele não se tivesse candidatado à presidência, porque ainda não vi uma única ideia apresentada pelos outros candidatos, ou se a têm, então estão a abafa-la com a obsessão de derrotar Cavaco Silva na 1ª volta.
Parece-me que as pessoas estão um pouco saturadas com a má língua dos políticos, de culparem sempre os anteriores governos por aquilo que não conseguem fazer no presente, é verdade sim senhor, que houve políticas que não foram boas no período em que Cavaco governou o país, e em que áreas como a agricultura ou as pescas deviam de ter tido uma maior atenção, em que os fundos comunitários não terão sido bem aplicados em formações, em que houve uma preocupação muito grande em desenvolver vias de comunicação, construir escolas, a chamada “política de betão”, tentando-se criar infra-estruturas para podermos acompanhar a integração na Europa, mas que depois terá havido pouca atenção na qualificação das pessoas.
Apesar de algumas coisa não terem corrido bem, eu Acredito na sinceridade de querer fazer alguma coisa por Portugal, eu acredito que mesmo que um presidente não governe, que possa incutir confiança nos portugueses, sabendo que ele vai dar o seu melhor em Belém, que não vai entrar em conflito com o governo, antes pelo contrario, vai dar uma grande ajuda não só pela grande experiência de governação como também pelo distanciamento que teve da política estes anos, não tendo estado “agarrado” ao poder. O próprio eng.º Socrates deve desejar ter alguém que o possa aconselhar, do que ter uma "figura decorativa", que passe tempo a viajar ou a cortar fitas.
Eu Acredito na honestidade, na competência, na experiência, na vontade de trabalhar, na atitude, no rigor, na sinceridade e na vontade de cooperar com o governo. Podem os meus amigos dormir descansados.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Apoiantes de "Luxo"

Sendo a decência qualidade cada vez mais estranha na política à portuguesa, não surpreendeu ninguém ver os apoios de “luxo” que tiveram Cavaco Silva e Mário Soares nestes últimos dias de campanha.
Pela ilha da Madeira, foi o «Sr. Silva» promovido ao estatuto de «Sr. Professor» na boca do cançonetista Alberto João, que agora até o quer na presidência! Festa animada, Cavaco a dançar a «Gasolina» (com aquele seu já costumeiro sorriso pateta e ridiculamente encenado) e o príncipe Alberto da Madeira a justificar que nestes assuntos da política o que se diz (ou melhor, disse) não se escreve («e o professor Cavaco já tem experiência suficiente nestas coisas que se dizem e fazem em política», cito Alberto João, demonstrando o quanto vale a palavra no exercício do ofício; algo que Cavaco também saberá bem o quanto!). Recorda-se que, há cerca de um ano atrás, Alberto João Jardim exigiu a expulsão do «Sr. Silva» do PSD por alegado apoio (velado, como sempre acontece com Cavaco) do agora candidato à presidência da República à candidatura do PS nas eleições legislativas, contra o PSD de Santana Lopes apoiado pelo madeirense.
Um dia antes, em terras de Gondomar, um apoiante de Cavaco (mas amigo de Mário Soares), o «apitadeiro doirado» Valentim Loureiro, recebeu de braços abertos o anafado Soares. Ora, o candidato apoiado (ao que tudo indica!) pelo partido de Governo, feliz pelas honras prestadas no concelho que o acolhia, acabou a enaltecer a obra gondomarense do amigo Valentim, e quem os viu naqueles propósitos não poderia, à primeira vista, imaginar que aquele cerimonial não representava um apoio expresso à candidatura de Soares. No fundo, as antigas amizades não se deixam abalar por problemas com a justiça... já que, de uma forma ou de outra, se vão pagando em gestos públicos bem a propósito!

Alternativas precisam-se...

Meus caros... aproveitando mais uma greve do proletariado “Sofluso”, tive a oportunidade de passar pela banca dos jornais com mais algum tempo e olhar de soslaio para as "parangonas gordas” dos mesmos. Foi com estupefacção com que encarei a notícia de capa dessa instituição jornalística chamada “24 Horas”: Vítor Trindade foi detido!!!
Com efeito, o dono desse aprimorado estabelecimento de diversão nocturna, de seu nome Passerelle, foi acusado de tráfico de mulheres. Se por um lado a noticia (e o seu conteúdo...) não me preocupa demasiado em virtude de todos sabermos o que se passa no ramo, convém não esquecer que a redacção marada está a pouco tempo de celebrar o seu 1.º aniversário e que o planeio dos festejos tinha como epílogo precisamente esse nobre espaço, onde o Teixeira nos receberia de braços abertos... Sendo assim, aceitam-se sugestões no caso da 1.ª aventada possibilidade não ser viável...
Esperamos que alguns “amigos”, profundos conhecedores da matéria retractada, nos ajudem a encontrar uma nova solução.

domingo, janeiro 08, 2006

Futsal - Chegou o último

Pois é caros amigos, como sempre os Marados continuam a acompanhar a actualidade desportiva do Glorioso e apresentam aqui a nossa mais recente contratação para o Futsal. De seu nome RICARDO MORETTI SOUZA, nasceu a 24/09/1976, mede 1,74m e pesa 70Kg é destro e actua na posição ala-fixo.
As suas principais características são: Bom fundamento de passe, forte em marcação e boa visão de jogo, aleadas a um forte remate. Moretti jogava em Itália na equipa Marca Trevigiana e vai assinar contrato valido com a nossa equipa por época e meia. O atleta chega hoje a Lisboa para formalizar a sua contratação.
Está assim construída a equipa que vai lutar pelo sonho Europeu, com a ajuda de todos e o apoio dos nossos adeptos vamos fazer história mais uma vez.

No último ano que participamos fomos finalistas, este ano... Quem sabe carissímos, quem sabe.

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Express Yourself

(ou o
espantoso
drama de
Marisol)

Também de fait divers cores de rosa se faz uma conversa de tasca. Ainda mais quando se assiste ao imperium da injustiça sobre a livre expressão do belo. Nesses casos, o verdadeiro marado da tasca sente que há a necessidade de denunciar e condenar o impropério.
Tudo se passou do outro lado do Atlântico, há alguns dias atrás. A bela e cândida Marisol (mau número mesmo, ter um nome assim) Ribeiro, actriz de telenovela da Rede Globo, não resistiu à aclamação dos cifrões (e, talvez, também ao calor tropical) e subverteu a sua imagem angelical ao pousar ousadamente para a revista Sexy do Brasil. O excelente ensaio da moçoila, sem trajes nem artifícios de maior, surtiu nos patrões de Marisol – os execráveis executivos da Rede Globo – uma valente azia (só?!!!) e, implacavelmente, dispensaram a pobre rapariga do papel de protagonista numa nova telenovela.
Consta que Marisol chorou baba e ranho e o seu empresário terá tentado tudo para provar aos patrões da Globo que o facto da sua representada ter dado o corpo ao manifesto não retiraria um milímetro de credibilidade à generosidade e candura da personagem que cabia a Marisol interpretar.
O mais estranho neste comovente drama real foi o facto de a Rede Globo ter sido tão pouco benevolente para Marisol. É realmente espantoso o que sucedeu, considerando que não há estrela de televisão no Brasil que não ouse pousar tal como veio ao mundo (já aqui o focámos em postagens pretéritas). Ainda mais porque, pecado seria não partilhar e acreditar, como diriam os arautos do preconceito, que toda a nudez será castigada. Abençoada sejas Marisol (só não atino mesmo é com o nome)!
Enfim, aqui fica uma questão: estará o Brasil da Rede Globo a afeiçoar-se assim tanto às regras norte americanas de conduta puritana? Esperemos que não, com certeza!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Já nasceu!!!

MARADOS EM FESTA!
É com um orgulho e felicidade imensa que temos o prazer de anunciar o nascimento da linda filhota de um camarada MARADO, de seu nome Zebedeu.
Tudo aconteceu pela manhã...

Red Label: Chico?
SLB4EVER: Sim....
Red Label: Já nasceu!!!
SLB4EVER: Já?! Lindo! Correu tudo bem?
Red Label: Sim. Ela está bem e a filhota ainda melhor! O Zebedeu nem consegue falar... a felicidade dele passou pela linha telefónica, transbordante de alegria marada!
SLB4EVER: lol...Temos que ir ter com ele...!
Red Label: Vamos... Esquecemos o trabalho por hoje...é dia de festejo!!!
SLB4EVER: ´Bora!

Foi assim, amigos! Agora é hora de ir celebrar...
FELICIDADES MARADAS DOS AMIGOS DA TASCA!

quarta-feira, janeiro 04, 2006

«Vim para ganhar títulos»

Foi com estas "singelas e humildes" palavras (sim, a grandeza do nosso clube não permite outro tipo de palavras que não visem a conquista de titulos) que foi apresentado o quinto reforço de inverno do nosso GLORIOSO. Depois de Manduca, Marco Ferreira, José Fonte e o tão badalado Moretto eis que desembarcou ontem no solarento Portugal Laurent Robert, internacional gaulês de 30 anos, ex-Portsmouth que se vinculou ao nosso clube por 3 anos e meio. Uma contratação que visa dar maior força ao ataque ao Bi-campeonato e ainda à continuada aposta de fazer uma boa prestação na "Champions League". No entanto, e esta é a minha opinião (não a da redacção marada por impossibilidade de comunicação com todos os restantes), a verdadeira e importante notícia é a dada pelo nosso presidente: o nosso capitão Simão Sabrosa não nos abandonará para já... sendo um elemento crucial na restante época que se espera GLORIOSA.
RUMO AO BI

A Máquina

Enquanto presidente da edilidade lisboeta, o bon vivant Santana Lopes decidiu adquirir com o dinheiro da câmara municipal um veiculo automóvel digno do seu espalhafato. Ou seja, o seu prestígio enquanto presidente deveria encontrar equivalência no automóvel oficial. Se bem me lembro, Santana Lopes andava, à época, com o sindroma Jorge Sampaio; isto é, primeiro presidente da Câmara Municipal de Lisboa, depois presidente da República. Verificando que o habitante de Belém era conduzido num Audi A8 4.2 V8 Tipronic Quattro, o magnânime Santana Lopes decidiu encomendar um igualzinho. Maravilhosa máquina aquela que consumia uma ninharia em combustível, na casa dos 15/20 litros aos 100 em circuito urbano!
Em 26 de Agosto de 2003, a Câmara Municipal de Lisboa desembolsava mais de 20 mil contos para realizar os desejos grandiloquentes do seu presidente. Santana Lopes tinha assim à sua disposição um automóvel de luxo, digno de qualquer emir de um país do petróleo. Tudo à margem da crise das contas pública, bem se vê! Deduz-se que o Audi terá feito furor na noite lisboeta e rendido algumas boas companhias ao edil nas noites frias dos Montes Claros. Quando tudo falha, há sempre a sumptuosidade da máquina e convém nunca esquecer aquele popular mito de que quando a natureza é pouco generosa um veículo de grande envergadura (eventualmente) compensa.
O certo é que os tempos mudaram e o actual presidente pensará para com os seus botões o mesmo que eu: Para quê uma máquina destas? Daí que, se algum dos nossos visitantes estiver interessado a «máquina» vai a leilão com base de licitação na módica quantia de 62 500 euros. Vale bem a pena: «como novo, veículo de luxo, menos de ano e meio, poucos quilómetros, festa garantida (excepto na ida à gasolineira)». Pode ser que alguém lhe pegue, ao fim e ao cabo, novo, tal como foi comprado custou 100 mil euros. Nada que umas apostas bem feitas no betandwin não paguem ou um chorudo ordenado de gestor público não minimize!

terça-feira, janeiro 03, 2006

Grandes Bubas XVII

O inenarrável e enfadonho Luís Delgado (enfadonho sim, apesar de tal criatura se limitar a escrever diariamente dois ou três pequenos parágrafos de opinação trivial e frívola nos órgãos da Lusomundo – não se lhe pode pedir mais, não é?...) está, também ele, previsivelmente empenhado no patrocínio da vitória de Cavaco Silva à primeira volta. O seu apontamento de hoje, no Diário de Notícias (naquela escrita panfletária de direita inócua típica de alguem que até já se reviu em Santana Lopes!), surge uma pérola (entre tantas!) que passo a transcrever:

Em dez anos, Cavaco transformou o País, e ainda hoje vivemos disso. Nada mais, de fundamental e importante, foi feito.

RESPOSTA À CRIATURA:
Pois sim, Sr. Delgado! O que seria feito de si se não tivesse existido neste País um regime cavaquista? E, independentemente de tudo o que escreve no antes e depois, lembro que não foi só Cavaco Silva a mudar o País. Foi, sobretudo, a adesão à então Comunidade Económica Europeia. O “grande” Cavaco limitou-se a desgovernar estratégias de desenvolvimento do País e a cumprir à risca directrizes europeias nefastas à independência e soberania nacional. Tudo resumido a um bem estar geral de curto e médio prazo, sem relevância estrutural, porque as farsas do chamado «reformismo» têm dessas vicissitudes. O «fundamental e importante» está feito e vivemos com isso diariamente: o País mais desigual da Europa (mais próximo da "brasiliziação"), o mais endividado (banca e famílias que o digam) e o menos preparado para responder aos desafios da globalização (onde está o nosso sector produtivo?). Temos dúvidas? Claro que não, como aquele que nunca se engana e raramente as tem. Agradeça ao homem que realmente tornou possível a sua existência e a de tantos outros, sintomas do quão mal está Portugal, também na informação e nos seus agentes.

PS - O facto desta criatura apoiar Cavaco é já de si um argumento válido para não votar neste. E, já agora, deixem-me só sacudir as mentes menos elucidadas para o facto de Cavaco vestir, na sua versão presidencial, a pele de keynesiano… Mais uma mentira! E os economistas sabem-no bem, tal como os delgados do Portugal do cavaquismo e seus sucedâneos. Eles podem não ser inteligentes, mas foram à escola e aprenderam duas ou três coisas para viver com a sua própria mediocridade.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Reforços de Inverno - Parte II

Caros amigos, podem achar que este é um blog claramente vocacionado para o apoio ao Glorioso SL Benfica, mas a verdade... é que é mesmo. Ora vai daí não se poderia deixar passar em claro a contratação de mais um reforço (dois neste caso) para a nossa equipa, e ainda para mais quando uma transferência, aparentemente pacata, se vê repentinamente envolta em contornos de caso de chantagem e manipulação à moda do Porto, claro está.
Assim sendo, o Benfica conta com mais dois reforços de Inverno. Depois de Manduca ter assinado pelo campeão nacional, foi agora a vez de Moretto (contrato de cinco anos e meio) e de Marco Ferreira (três anos e meio) cumprirem sonhos (pelas suas próprias palavras) e envergarem a camisola do Glorioso e de juntarem a José Fonte, defesa-central que assinou por quatro anos e meio. Se no caso do guarda-redes ex-Vitória de Setúbal esta foi uma contratação com um sabor especial, até pelos pormenores que a rodearam, já em relação ao extremo-direito tratou-se de uma “operação-relâmpago”, já que só ontem à noite o jogador recebeu a proposta com que sonhara desde sempre.
Moretto no Benfica… contra tudo e contra todos
Rodeados por Luís Filipe Vieira e José Veiga, além de Chumbita Nunes (presidente do Vitória de Setúbal, no caso de Moretto), ambos os jogadores explicaram a motivação que os levou a aceitar rumar à Luz. O guardião brasileiro era um homem feliz e, acima de tudo, aliviado após ter vivido os dias mais intensos da sua vida desportiva. Com a sua esposa e a sua filha a assistirem, com sorrisos nos lábios, à conferência de imprensa, Moretto lembrou que sempre sonhou “jogar no Benfica” desde que chegou a Portugal. Após ter sofrido pressões dos principais responsáveis do FC Porto para vestir a camisola “azul-e-branca”, Moretto disse sempre “preferir o Benfica”, como contou na conferência desta tarde, realizada na Luz. Agora, Moretto lembra que chega ao Benfica com a “confiança das pessoas deste clube”. “A minha intenção é trabalhar para poder jogar já no próximo domingo. Respeito muito o Quim, um colega internacional, mas estou muito motivado, pois quero mostrar o meu valor no estádio onde sempre sonhei jogar e onde cheguei a tirar fotografias”.
Marco Ferreira fala em “sonho de criança”
O extremo-direito, Marco Ferreira, que tinha rescindido há vários dias o contrato que o ligava ao FC Porto e ao Penafiel (por empréstimo), contou ter “recebido um telefonema de José Veiga na noite de domingo”. “Eu estava em negociações com dois clubes, mas não podia deixar fugir a oportunidade de concretizar este sonho de criança”, contou. “Trata-se de uma situação que esteve para acontecer quando rumei ao FC Porto, mas só agora foi possível. Sei que passei bons momentos no Dragão, mas não me deixaram ir mais além e fui prejudicado por motivos extra-futebol”, recordou ainda o agora camisola 32 do Benfica. Após ter brilhado no Vitória de Setúbal, vencido títulos no FC Porto e representado ainda o Vitória de Guimarães e o Penafiel, Ferreira atinge, aos 27 anos, o ponto mais alto na sua carreira desportiva: representar o Glorioso.

Resta pois à redacção dos Marados desejar as boas vindas a estes rapazes, e que ajudem o Glorioso a revalidar o título Nacional, à conquista da Taça de Portugal e a chegar o mais longe possivel na Champions.

Novo Ano

Ano novo, vida nova… que lugar comum! Como se alguma coisa mudasse quando batem 12 badaladas e no calendário gregoriano se acrescenta mais um número.
Mas o certo é que comemoramos o fim de um ano e a entrada num novo com aquela obstinação dos esperançosos em ter saúde, felicidade e dinheiro. Bebe-se espumante, comem-se as passas dos desejos e dão-se abraços e beijos. Que comoção, sobretudo quando o jantar convidou à desmesurada ingestão de nectarinas alcoolizantes e o coração fica mais permeável às emoções.
O ano de 2006 aguarda acontecimentos de monta: uma eleição presidencial, um campeonato do mundo de futebol e o Rock In Rio Lisboa. Depois temos os banais acontecimentos de cada ano: aumentos de preços em catadupa, o défice público num mínimo garantido e os míseros tostões acrescentados aos ordenados mais baixos da zona euro. Ou seja, cada vez mais pobre vai ficando a grande maioria dos portugueses, porque alguns se mantêm sempre ao fresco desta coisa que denominamos de “crise”. Resta-nos, neste faducho lusitano, sonhar com o Benfica Europeu ou com um brilharete (improvável) da Selecção Nacional no campeonato do mundo. Ai, caros amigos, se algum dia nos falta o futebol fechamos mesmo as portas da pátria!...
Enfim, um bom 2006 (apesar de tudo), sem catástrofes naturais, gripes das aves ou atentados terroristas. Isto parece um discurso de miss… por isso, acrescente-se a muita saúde apesar dos excessos, muitos brindes alcoolizados, muitos vícios e belas mulheres!!! Assim sim, estamos num 2006 digno de marado. Haja esperança e vontade!